terça-feira, 15 de setembro de 2009

Não é apenas uma brincadeira...


Quem nunca foi motivo de “zoação ou já “zoou” alguém na escola? Fofocas, risadinhas, empurrões, ameaças, apelidos como “baleia”,“bambi”...Todos já testemunharam algumas dessas "brincadeirinhas" ou infelizmente já foram vitimas delas. Esse tipo de comportamento considerado "normal" por muitos pais, alunos e professores, está longe de ser uma brincadeira inocente entre colegas de classe e da própria escola.  Segundo  a pesquisadora Cléo Fante, o bullying causa dor e angústia, podendo ocasionar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto estima até em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias. Em suas palavras:
É um problema epidêmico, específico e destrutivo, motivo pelo qual deve ser considerado questão de saúde pública. Portanto requer esforços, invetimentos e ações estratégicas conjuntas por parte de toda a comunidade escolar e das autoridades competentes ligadas a educação e a segurança pública, por meio de programas preventivos e assistências (FANTE Cleo, Bullying escolar: perguntas e respostas, 2008, p.34)

Um comentário:

  1. Gostei deste assunto,o bullying é um assunto pouco conhecido e de grande importancia para nos educadores,pode estar presente na nossa sala de aula,portanto e preciso atençao de todos e perceber quando a criança esta diferente,percebendo alguns sinais.Parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir